Origem
Os carotenóides são um grupo de antioxidantes encontrados em quantidades concentradas em diversas frutas e vegetais, existindo duas classes principais:
• Carotenos: incluindo o betacaroteno;
• Xantofilas: inclui luteína e zeaxantina.
O caroteno apresenta-se sob três formas isômeras: betacaroteno (forma mais ativa), alfa e gamacaroteno. Todas essas formas são convertidas na parede do intestino delgado em vitamina A. Vitamina A é um termo genérico utilizado para descrever qualquer composto que possua atividade biológica de retinol: retinol (álcool), retinol (ácido) e os carotenóides. O termo pró- vitamina A é também genérico, e utilizado para descrever os carotenóides que exercem função de vitamina A, sendo um dos mais comuns o betacaroteno. O betacaroteno é o carotenóide encontrado na natureza (exemplos: cenoura, folhas verde escuras, vegetais de cor amarela e laranja) com maior poder de formação de vitamina A e é capaz de conferir proteção contra diversos tipos de tumores em animais. Portanto, o betacaroteno é um precursor de vitamina A, e tem sido utilizado para diminuir a reação de fotossensibilidade severa em pacientes com protoporfiria eritropoiética e anomalias relacionadas à pigmentação: erupções polimorfas causadas pela luz solar, e Lupus Eitematoso Discóide. Também é utilizado como bronzeador oral, pelo escurecimento que provoca à pele; e como corante em produtos alimentícios.
Referências Bibliográficas
1. COZZA J. F. M. et al. A dieta como um fator de risco de doenças cardiovasculares: uma avaliação do atual padrão alimentar da Marinha do Brasil. Arq. Bras. Med. Naval, 66(1):48-58, Jan./Dez. 2005.
2. Literatura do fabricante.
3. SAMPAIO L. C.; ALMEIDA C. F. Vitaminas antioxidantes na prevenção do câncer do colo uterino. Rev. Bras. Cancerologia, 55(3): 289-296. 2009.
Mais Informações: Clique e visualize o Laudo do Fornecedor
0 comentários