Origem
PABA é um constituinte básico do folato, o qual é convertido em folato por bactérias intestinais. Também ajuda na assimilação do ácido pantotênico, que explica sua ação benéfica aos cabelos. Esse antioxidante ajuda a proteger contra as queimaduras solares, por reduzir a absorção dos raios ultravioleta –b (UV-B), mais precisamente na faixa 280 a 320nm, com pico de absorção em 290nm. Consequentemente previne o câncer de pele. A falta do PABA pode levar a depressão, fadiga, distúrbios gastrointestinais, perda de cabelo, irritabilidade, colorações desiguais na pele.
Mecanismo de Ação
A síntese de folato inicia-se com a formação do ácido dihidropteroico proveniente da junção da piperidina e PABA; Essa reação é catalisada pela enzima dihidropteroato sintase. Posteriormente o ácido junto com a Glutamina se condensam, para formar a dihidrofolato (DHF), esta molécula é reduzida em ácido tetrahidropeteroico, formando o folato propriamente dito. A ação fotoprotetora do PABA se deve ao seu poder de absorver os raios UVB. USO: Interno e externo CAS: 150-13-0 Fator de Correção: Não se aplica FM: C7H7NO2 Fator de Equivalência: Não se aplica PM: 137,14 Já na estrutura do cabelo o PABA, atua nas ligações cruzadas de dissulfeto dos fios, unindo cadeias de proteínas, que dão ao cabelo sua força. Sua ação fotoprotetora também funciona nos fios.
Por fim, para aprofundamento de mais detalhes desse antioxidante, especializações na área da saúde são ideais. Inclusive, você encontra cursos online e gratuitos para aperfeiçoamento no assunto. Além disso, você já imaginou como são manipulados os medicamentos que você usa diariamente? Profissionais capacitados em farmácia são preparados para atender essas dúvidas.
Indicações
- Fotoproteção;
- Prevenção de problemas de pele causados pela radiação;
- Prevenção e tratamento da queda capilar;
- Suplementação de folato.
Referências Bibliográficas
1. MARTINDALE – The Extra Pharmacopoeia. 29ªEd. 1989.
2. BATISTUZZO, J.A.O., ITAYA, M., ETO, Y. Formulário Medico Farmacêutico. 3ed, São Paulo: Pharmabooks, 2006.
3. ANFARMAG. Manual de equivalência – 2ª edição. São Paulo. 2006. 4. BALCH, P. A, Prescrition for nutritional healing, 2006. New York-USA
Mais Informações: Clique e visualize o Laudo do Fornecedor
0 comentários